sábado, 18 de outubro de 2008

Feito crianças mimadas, descartamos o que temos e corremos atrás do que não temos, presos a uma rotatória que não nos leva a lugar algum. Por fim, perdemos a chance de alcançar objetivos e realizar sonhos que realmente nos preencheriam e desperdiçamos tempo demais com o que não passa de um capricho.
" Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas, definitivamente, não é acomodação. Acomodar-se é o mesmo que fazer uma longa viagem no piloto automático. Muito seguro, mas que aborrecimento. É preciso um pouquinho de turbulência para a gente acordar e sentir alguma coisa, nem que seja medo.... Eu não gosto d emontanha-russa, o brinquedo, mas gosto de montanha-russa, a vida..... Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode ser monótono. " (Trecho da crônica Felizes para sempre )
É o homem que eu amo, e isso lhe deveria servir.Mas se não serve, se você dispensa esse tipo de sentimento barato, fazer o quê?Para mim agora é sofrimento localizado, e demorado, admito, mas não vai durar tanto quanto é sua catástrofe emocional, que é pra sempre.(Tudo que eu queria te dizer- Martha Medeiros)
"Não se preocupe comigo, não irei além dessas palavras.Fique com o que é seu, com o que restou dele e de mim,esse vazio que não me serve,mas que talvez sirva para ocupar seus dias."(Tudo que eu queria te dizer martha medeiros)
"...Nada tenho a ver com explosões". Diz um verso de Sylvia Plath. Tampouco tenho a ver com o espaço sideral, com galáxias ou mesmo com as estrelas. Preciso estar firmemente pousada sobre algo-ou alguém. Abraços me seguram. E eu me agarro.Tenho medo da falta de gravidade: solta demais me perco,não vôo senão em sonhos. Nao tenho nada a ver com igrejas, rezas e penitencias. Nada tenho a ver com nao gostar de mim. Me aceito impura, me gosto com pecados, e ha muito me perdoei. Nada tenho a ver com galáxia, mato, boate,a vida dos outros ,os comercias de tv e igrejas. Meu mundo se resume a palavras que me perfuram, a canções que me comovem, a paixões que ja nem lembro, a perguntas sem respostas,a respostas que nao me servem, à constante perseguiçao do que ainda nao sei. Meu mundo se resume ao encontro do que é terra e fogo dentro de mim, onde não me enxergo,mas me sinto. Minto, tudo tenho a ver com explosões. ( Martha Medeiros)
No começo eu prestava atençãoem todas as palavras que você ia me dizendo me custava muito acreditar que aquilo tudo estava acontecendo Eu sentia que você não queria me magoar Escolhia cada letra e cada pausa desviava o olhar nas horas em que era inevitável dizer o que pretendia Você pretendia me deixar, deixava claro que fomos ótimos parceiros mas que de agora em diante era cada um pro seu lado apesar da saudade Era assim que tinha que ser Você não respondeu minhas perguntas foi evasivo gaguejou fugiu do assunto váirias vezes e quando voltava era pra repetir: não da mais não da mais, não posso mais, não vou deixar você tirar sua paz, eu concordo aceito, assino a separação, não vou fazer escândalo e quando eu encontrar com essa que tomou meu lugar (é evidente não venha me negar), vou ser civilizada não vou quebrar pratos nem te constranger você não vai mais me reconhecer, não vai mais me proteger não vai mais me amar, não vai mais telefonar não vai mais aparecer, não vai mais dizer meu nome, não, agora eu já não estou te ouvindo mais. (Poesia Reunida- martha medeiros)
JÁ FUI DE ESCONDER O QUE SENTIA, E sofri com isso. Hoje não escondo nada do que sinto e penso, e às vezes também sofro com isso, mas ao menos não compactuo mais com um tipo de silêncio nocivo: o silêncio que tortura o outro, que confunde, o silêncio a fim de manter o poder num relacionamento. (Martha Medeiros)
Existe, sim, uma maneira de dar alivio imediato para as amaguras da nossa sacrossanta rotina.Anote aí a palavra mágica: humor. (Martha Medeirosr)
Digamos que você não seja tão seguro e inteligente como dizVai ver me trai toda semanaleva pra cama minha melhor amigafaz intriga a meu respeitofala mal dos meus defeitosgaranto que não usa a gravata que deiPode ser que você não gostedos beijos que diz gostarfaz tudo só por fazer e me testarVai ver não tem nem empregopede dinheiro emprestadobate com o carro no meio-fiovocê não tem nenhum carácterpassou por mim e fingiu que não viuVai ver você morre de medode se olhar no espelho de diaseu saldo está no vermelhoseu cão morto da fomee você com raiva da vidadigamos que você não seja solteiroe eu entrei numa fria... (Martha Medeiros)
A interferência do tempo atinge minhas emoções também. Houve uma época em que eu temia certo tipo de gente, aqueles que estavam sempre a postos para apontar minhas fraquezas. Hoje revejo essas pessoas e a sensação que me causam é nem um pouco desafiadora ou impactante. E mesmo os que amei já não me provocam perturbação alguma, apenas um carinho sereno. E me pergunto como é que se explica que sentimentos tão fortes como o medo, o amor ou a raiva se desintegrem? Alguém era grande no meu passado, fica pequeno no meu presente. O tempo, de novo, dando a devida proporção aos meus afetos e desafetos. (Martha Medeiros)
A gente implora a Deus para que nos ajude a esquecer um amor, uma experiência ruim, uma frase que nos feriu, quando na verdade não é esquecer que precisamos: é lembrar corretamente. (Martha Medeiros)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Passei tanto tempo procurando as palavras que resumiriam a nossa relação mas tudo o que eu encontrei foi pontuação exclamações, interrogações, reticências muita vírgula no lugar errado tremas e acentos desatualizados aspas que deixavam tudo formal e um ponto final pra lá de precipitado (Martha Medeiros)
"o amor a gente espera
ele não vem
a gente busca

vem contrariado
deixa solto
vira refém
deixa preso
é amor obrigado
se libera não vai além
se aprisiona
fica cansado
se deixa rolar não pinta ninguém
o amor a gente pensa que tem" (Martha Medeiros)
"Não chego a temer a loucura, no fundo a gente sabe que ninguem é muito certo.Eu tenho medo é da lucidez." (Martha Medeiros)
De todos meus versos de amor as rimas e frases reinventadas as jogadas de efeitoos subterfugios e os hai-kaisanotações de diáriode todos os nomes que dei para crises de adolescênciae carencias plagiadasde todo minimalismoclichês e letras de música De toda minha literaturavocê foi minha melhor página. (Martha Medeiros)
Até onde podemos ir? Até o limite do suportável. Um belo dia, depois de inúmeras repetições do mesmo erro, a gente desiste. Com tristeza pela perda, mas com alegria pela descoberta, diz pra si mesmo: “cheguei até aqui”. E, então, a vida muda. (Martha Medeiros)
Não espero de você o que ja me foi dado nem você conseguiria porque não é assim tudo cronometrado Eu não espero que você me proteja depois de todos os medos que eu disse não ter você não teria como saber Não espero de você um abraço que já foi desfeito faz tempo você não faz ideia o quanto.Eu não espero de você nem mais um lamento nem um momento como a gente ja teve.Seja breve, não escreva se sobrar algum afeto seja discreto e me esqueça. (Martha Medeiros)
"O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções." (martha Medeiros)
SONHO SE VOCÊ FOR EXATAMENTE COMO IMAGINO, IGUALZINHO AOS MEUS SONHOS, EU VOU EMBORA. DETESTO DESMANCHA PRAZERES (Martha Medeiros)
" Entre homens e mulheres que acham que o amor é só poesia tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom, pode durar pra sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande mas não é dois. é preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta."( martha medeiros
"Em vez de tentar escapar de certas lembranças, o melhor é mergulhar nelas e voltar á tona com menos desespero e mais sabedoria. Todos temos nossas dores de estimação. (martha medeiros)
"Para onde vai tudo o que a gente pensa e reprime, tudo o que a gente lê e compreende, tudo o que a gente vê e não toca? Par onde vão as idéias que a gente consome e os sentimentos que nos envergonham? Vida inteirior. Nem mil anos bastariam para eu assimilar tudo o que sinto e acomodar toda essa trupe em mim."(Divã - Martha Medeiros)