sexta-feira, 30 de maio de 2008

OS CÓDIGOS SECRETOS DO AMOR

Todo casal tem seus códigos secretos. Apelidos que só os dois conhecem. Carinhos que só trocam um com o outro. Brincadeiras que fazem entre si e que não possuem significado algum.

Por exemplo: cada vez que a Bia espirra, o seu namorado beija cada pontinha dos dedos da mão direita dela. Pra dar sorte, pra fazer graça, sabe-se lá. E ela o chama de Johnny. Para ela, o Emerson é Johnny, sem explicação alguma. Ela só o chama assim quando estão a sós, lógico. Frescurinhas íntimas e particulares.

Aí a Bia e o Emerson marcam um encontro num bar. Chove à beça. Emerson perde o ônibus, se atrasa. Quando chega, encontra Bia animada conversando com um casal que ele nunca viu antes. Bia está de costas para ele, não o vê chegar. Ele vai se aproximando devagar, meio sem jeito. Quando se aproxima da mesa, ouve Bia dizendo para aquele completo estranho: Johnny, pede outro chope pra mim?

JOHNNY! Será que ele ouviu direito? Ela chamou outro cara de Jonhnny! Calma, calma. Deve ser o nome dele mesmo. Hora de tirar isso a limpo.

- Oi, amor, como você se atrasou. Ainda bem que encontrei esses meus amigos, deixa eu apresentá-los pra você. Este é o Ricardo, e esta é a namorada dele.

Ela chamou um Ricardo qualquer de Johnny. É o fim. Ela deve chamar todos os amigos de Johnny, todos os ex-namorados, todos os primos, todos os vizinhos!

Emerson nem senta. Dá meia volta. Bia vai atrás dele, e a namorada do Ricardo vai junto, tentam trazê-lo de volta. Estão todos na calçada, molhados, Emerson se recusa a voltar. A chuva aperta. A namorada do Ricardo, então, espirra. E Emerson beija cada pontinha dos dedos da mão direita da menina que ele nunca viu na vida. Sempre fez isso. Todos acham esquisito, mas era a maneira carinhosa com que a mãe dele dizia “saúde” quando os filhos eram crianças, e desde então ele não consegue largar esta mania.

Bia chora. Emerson vai embora. E a namorada do tal Ricardo volta pra mesa e desmancha o namoro. Apaixonou-se por outro. O amor é viciado em detalhes.


Martha Medeiros


Nenhum comentário: